Motor Vertical
São conhecidos como motores em linha. Podem ter de dois a oito cilindros, mas os modelos mais empregados em automóveis são de quatro, cinco ou seis cilindros. Sua característica principal são os cilindros alinhados em único plano longitudinal. Devido a posição dos pistões (em pé), são chamados de verticais. A maioria dos carros utiliza essa configuração com quatro cilindros.
Motor em V
( Toyota Camry V6)
A característica principal desse motor é formar um V – visto
de frente – em que os cilindros estão inclinados e colocados ao longo de dois
planos concorrentes, formando um ângulo variável entre si. Pode ser V6, V8,
V10, ou V12, sendo seis, oito, dez ou 12 cilindros. Os carros mais potentes
utilizam essa concepção. O mais famoso deles é o V8, que equipou os Dodge e os
Ford Maverick na década de 70. Dos carros atuais, o mais comum é o V6, que
equipe desde modelos esportivos, picapes, utilitários esportivos até vans.
Motor
em W
( Volkswagen Golf W12)
Essa versão segue o mesmo principio do motor em V, porém,
com um plano a mais. Um exemplo de motor com essa concepção no mercado é o W
12, do Volkswagen Phaeton. Também temos o Bugatti Veyron com um W16.
Motor
Boxer
O motor do tipo Boxer é conhecido também como motor deitado.
Os cilindros ficam na horizontal. O modelo mais conhecido é o do Fusca, mas
também equipa carros esportivos como Porsche e Subaru.